A escolha recaiu sobre a data que marca o nascimento do, talvez, mais representativo músico e compositor brasileiro: Heitor Villa-Lobos.
Também concorriam os aniversários de Carlos Gomes e José Maurício Nunes Garcia.
Os ouvintes da rádio MEC, na época (2005), puderam participar da escolha.
O Dia da Música Clássica é oficial na cidade do Rio de Janeiro desde 2006, por decreto, do até então, prefeito César Maia. E por fim, sancionada em lei pelo Presidente Lula em 2009.
A iniciativa da criação desse dia partiu de uma campanha desenvolvida pelo Viva Música! tendo apoio da Rádio MEC do Rio de Janeiro, associada à EBC.
![]() |
Museu Villa-Lobos |
Villa-Lobos se destacou por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira na música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.
Faleceu em 17 de novembro de 1959, e foi sepultado no cemitério São João Batista no Rio de Janeiro. No ano seguinte, por iniciativa do governo federal, foi criado o Museu Villa-Lobos localizado no bairro de Botafogo, zona sul da cidade do Rio de Janeiro.
Thales Walderedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário